Bloqueio Criativo

Bloqueio Criativo: o que é e como evitá-lo?

Posted on Posted in Motivação

Faz tempo que não damos a cara por aqui né? Pois é, tanta coisa acontecendo, mas nada empolgante o bastante para escrever sobre. O tempo foi passando e nada da inspiração chegar, nenhum tema profundo o suficiente que rendesse um post. Pesquisei sobre isso e descobri: bloqueio criativo. Termo muito comum entre os produtores de conteúdo. Mas afinal, como evitar o bloqueio criativo?

De repente você para de escrever, não consegue pensar, desenvolver, criar. Perde a concentração, o foco, qualquer coisa chama a sua atenção mas não dura por muito tempo. Desespero bate: e agora, como vou continuar a escrever?

Identificar o bloqueio criativo nem sempre é tão simples. Ele pode decorrer de diversos fatores: ansiedade, estresse, cansaço ou até mesmo preguiça. Não adianta fugir muito, se você é produtor de conteúdo, uma hora ou outra você vai passar por isso. O que diferencia para cada um é quanto tempo esse bloqueio criativo dura. Para alguns pode durar algumas horas, ou dias, ou meses ou ate mesmo anos, levando a pessoa a desistir de escrever.  Mas Cadu, você continuou sem dizer como evitar o bloqueio criativo, me ajuda!

Passo um: identificar

Bloqueio Criativo

O primeiro passo é identificar o que te faz ter esse bloqueio criativo. É uma fase na vida que você está passando? Fase ruim no relacionamento? Trabalho? Estudos? Ou é o local onde você costuma escrever? Pegue um pedaço de papel e comece a escrever o passo a passo que você utiliza para escrever, começando por quando você acorda até você terminar de escrever. Tente analisar o que está te deixando desanimado nesse processo.

Passo dois: Conserte

Após identificar o que está te incomodando no seu processo para produzir conteúdo, conserte-o. Se for a posição da sua cadeira ou mesa, tenta mudar de lugar no seu escritório. O local para onde você olha enquanto pensa no que escrever também influencia bastante. Já tentou escrever em um café? Eu por exemplo nesse momento, estou escrevendo de um Starbucks perto de casa, e posso comprovar que ajuda e MUITO. Mude o programa, escreve direto na internet, passe suas ideias primeiro para um papel, mude de caneta, escreva a lápis, qualquer mudança é válida para buscar inspiração.

Passo três: Escreva.

Escreva tudo o que pensar. A ideia mais absurda, o plano mais imprevisível, crie um personagem, se estiver na rua escreva sobre alguém que está passando, tudo é válido. Uma vez li uma matéria que dizia que quanto mais você descarrega seus pensamentos em papel, mais espaço você tem para ideias brilhantes na sua mente. Outra coisa muito importante: anda sempre com um bloco de notas na mochila. Pode até ser o do celular, você não sabe quando uma brilhante ideia vai surgir e antes que você esqueça, precisa escrever para não esquecer.

Esses são três passos simples para tentar acabar com o seu bloqueio criativo, eu passei por eles, acredite. Aproveite esse tempo de busca por criatividade para mexer menos nas redes sociais, converse mais pessoalmente e menos virtualmente. Estar conectado 24hs é ótimo, mas também informação demais o tempo todo acaba desgastando a gente, fazendo com que o nosso bloqueio continue. Mude. O importante é mudar.

Bloqueio Criativo

E você, tem alguma técnica para evitar o bloqueio criativo? Conta pra gente nos comentários!

(Visited 9 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.