Casa container: casas luxuosas e sustentáveis

Posted on Posted in Decoração

Casa dos sonhos: todo mundo sonha em ter uma. Mas o que um container tem haver com isso?

Você sabia que de um container, aqueles que são usados para transportar uma grande quantidade de carga em navios, pode ser feita uma casa? Deixa eu te explicar…

Vamos primeiro analisar um container. Basicamente, ele é um grande retângulo fechado, ou paralelepípedo usando um exemplo melhor, feito de metal resistente, certo? Alguma semelhança com a construção de uma casa? Paredes e teto resistente os dois têm.

casa container

A construção da casa container têm inúmeras vantagens. Pelo fato de serem reutilizados e produzirem menos entulho do que as construções convencionais, os containers têm sido vistos com bons olhos por compradores preocupados com a sustentabilidade, mas que não abrem mão de ter uma casa moderna.

Os containers podem ser empilhados em até 12 unidades, então vai depender do quanto você tem de orçamento e imaginação para reproduzir uma casa com a sua cara.

casa container

Pode ser uma casa simples de apenas um andar ou até mesmo casas grandes e luxuosas.

Se você ficou interessado, mas ainda tem dúvidas sobre esse tipo de moradia, saiba tudo o que é preciso considerar para construir uma casa container.

Análise do terreno

casa container

Analisar o terreno é o primeiro passo, é a partir dele que o projeto será elaborado. Dependendo das condições e particularidades do terreno, o projeto pode ser alterado com a intenção de proporcionar maior conforto aos moradores. O processo de análise é o mesmo utilizado para realizar a construção de uma casa convencional, adaptando apenas alguns pontos específicos nesse novo tipo de empreendimento.

Escolha do container

Os containers se diferenciam em três fatores: altura, comprimento e estrutura. Para as construções são utilizados geralmente o Dry HC de 40 pés (12 metros) ou o Standard de 20 pés (6 metros).

Standart e HC são diferentes na altura, o HC (High Cube) é mais alto, portanto oferece um pé direito melhor para trabalharmos. O Dry é utilizado para o transporte de produtos ‘secos’; enquanto o do tipo Reefer, carrega produtos que necessitam de refrigeração, então ele possui um isolamento térmico especial e isso faz diferença em alguns projetos.

É sempre bom verificar a procedência dos containers e se estão livres de contaminação, que é o mais importante.

Custos

A quantidade de containers, os acabamentos escolhidos e a distância de onde foi adquirido até onde será transportado são os principais fatores que aumentam os custos na construção de uma casa container. Em média os custos desse tipo de construção podem ser até 20% menores em comparação com as casas de alvenaria.

casa container

 

A casa container é uma alternativa para quem procura um lar estiloso, sustentável e moderno. Procurar por um bom especialista vai te ajudar a esclarecer outras dúvidas mais específicas para cada projeto.

E você, toparia essas experiência sustentável?

(Visited 685 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.