GNIB: Saiba como tirar o seu?

A maioria de vocês já sabem que estamos em Dublin fazendo um intercâmbio desde o mês passado. E como todo intercambista, você precisa concluir certas etapas para ficar mais tranquilo para estudar. São processos muito importantes pois são a respeito da sua documentação no país onde está estudando. Aqui em Dublin o principal documento é o GNIB.

O GNIB (Garda National Immigration Bureau) é um cartão de registro, semelhante ao RG brasileiro, onde constam todas as informações sobre a sua situação legal na Irlanda. Para as pessoas que irão viver na Irlanda por mais tempo que o visto de visitante (90 dias), é necessário tirar o GNIB.

Como é uma etapa muito importante do seu intercâmbio, estamos aqui para ajudar e detalhar tudinho para vocês.

Moradia fixa

É a primeira dor de cabeça de todo mundo que chega aqui na Irlanda. “Como conseguir moradia?”, “Será que vou arranjar alguma casa antes do tempo que paguei da agência?” Calma, não se desespere. O ideal quando você chegar aqui é ficar a primeira semana sem estudar para se adaptar ao clima, ruas, comida, etc. Aproveitando essa primeira semana livre, você já pode olhar nos classificados no Facebook. Lá é onde você vai encontrar a maior quantidade de anúncio de vagas de moradia fixa.

O fundamental de conseguir essa residência fixa para receber as documentações das próximas etapas via correio.

Etapa 1: concluída.

Carta da Escola

No seu primeiro dia de aula, após a sua apresentação ao estabelecimento, você vai solicitar uma carta que irá comprovar que você tem endereço fixo e que é estudante. Se já tiver o endereço fixo, é só informar que eles atualizam. Essa carta, também conhecida com Bank Letter, serve para você abrir uma conta de estudante em algum banco irlandês.

Etapa 2: concluída.

Abertura conta bancária

Após conseguir a Bank Letter e com o passaporte em mãos, você irá se dirigir ao endereço da agência mencionada na carta para abertura da sua conta corrente. Algumas agências precisam marcar data e horário para abertura da conta.

Dublin é bastante conhecida por ser a cidade para fazer intercâmbio, então não se preocupe com o seu nível de inglês. Os funcionários do banco estão acostumados e vão conseguir te ajudar muito rápido.

Com o nosso banco, a senha e o cartão de débito chegaram no endereço informado na Bank Letter, uma semana depois. Sem complicações.

Etapa 3: concluída.

Movimentação na conta corrente

Segundo a legislação irlandesa, atualmente para realizar um curso de intercâmbio de 6 meses é necessário comprovação de no mínimo 3 mil euros trazidos com o estudantes. Menos que isso sua permanência no país é negada, pois o governo entende que você não tem condições financeiras para se manter por 6 meses de estudo.

Após o recebimento da senha e do cartão do banco, você irá se direcionar a uma agência mais próxima para efetuar o depósito do dinheiro que você trouxe. Conselho: traga mais do que os 3 mil euros necessários. Os seus primeiros meses serão de bastante gastos com moradia e documentação.

Etapa 4: concluída.

Extrato da conta bancária

Para dar entrada no seu processo do GNIB você precisará levar seu passaporte, seguro governamental (conseguido com sua escola) e o extrato da sua conta bancária comprovando os 3 mil euros. Solicite ao seu banco para enviar um extrato oficial da sua conta para o seu endereço, chegando na sua casa você não precisa se preocupar.

Etapa 5: concluída.

Imigração

Após todo esse processo mencionado acima, chegou a hora da tão sonhada entrevista com a imigração. Mas calma lá, você precisa marcar uma data antes de aparecer lá. Antigamente era preciso enfrentar filas para conseguir uma senha para atendimento, hoje é bem mais simples, basta marcar aqui. Lembre-se: assim como você, muitas pessoas estão chegando para fazer intercâmbio, tente marcar com bastante antecedência. O ideal é marcar quando ainda estiver no Brasil.

No dia do seu atendimento, chegue com no mínimo 20 minutos de antecedência para não ter problemas. Pegue uma senha e aguarde ser chamado para um guichê. Entregue toda a sua documentação, responda a algumas perguntas (caso lhe façam) e no final você precisará pagar 300 euros para emissão do seu GNIB. Como você já tem o cartão de uma conta irlandesa, é só utilizar a função débito.

Após o pagamento retorne a sala de espera, eles ainda vão te chamar para tirar uma cópia das suas digitais. Assim que concluído, aguarde ser chamado pelo seu nome (preste bastante atenção nessa hora: eles não sabem falar português, então eles vão pronunciar o seu nome da forma que acham que se pronuncia).

Quando seu nome for chamado, PARABÉNS, você conseguiu tirar o seu GNIB. Agora você pode viver legalmente no país durante todo o seu intercâmbio!

Etapa GNIB: concluída com sucesso!

(Visited 111 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.