Estresse: comidas que aliviam o estresse.

Posted on Posted in Saúde

Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de estresse devido ao estilo de vida ocupado. Na verdade, estresse excessivo pode causar uma série de efeitos colaterais sobre o humor, comportamento e corpo. Pode até resultar em problemas físicos de curto prazo e de longo prazo, como capacidade de aprendizagem prejudicada, memória prejudicada, pressão alta, osteoporose, sistema imunológico fraco e doença coronariana, segundo estudos. Manter um estilo de vida saudável e ter uma dieta adequada ajudará a controlar o estresse. Além disso, existem também alguns tipos específicos de alimentos que podem ajudar na luta contra o estresse.

 

Leite

Pessoas que bebem leite regularmente são menos estressadas. Um copo de leite desnatado dá ao seu corpo uma boa quantidade de cálcio, proteínas, antioxidantes e vitaminas A e D. Estes nutrientes ajudam a acalmar e combater os radicais livres liberados em seu corpo sempre que você está estressado. Para café da manhã anti estresse, opte por uma tigela de cereais feitos de grãos com um copo de leite com baixo teor de gordura. Além disso, consuma um copo de leite morno antes de ir dormir para ter um sono profundo. Se você não é um fã de leite, mude para produtos lácteos, como iogurte e queijo cottage.

Chocolate escuro

De acordo estudos, comer cerca de 15g de chocolate escuro todos os dias pode reduzir os níveis de hormônio do estresse no corpo significativamente. Chocolate escuro é composto de magnésio, um mineral que ajuda a combater o estresse, depressão, fadiga e irritabilidade. Quando você está estressado, coma chocolate escuro para aumentar o seu humor e reduzir o nível de estresse. Outra opção, você também pode beber um copo de leite com chocolate quente ou outros tipos de sobremesa que contém chocolate escuro.

Salmão

Sendo um peixe de água fria, o salmão é rico em ácidos graxos ômega-3 e contém fortes propriedades anti-inflamatórias. Ácidos graxos ômega-3 ajudam no aumento de substâncias como a serotonina que é muito eficaz na manutenção de um humor feliz e regulação de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol. Além disso, ácidos graxos ômega-3 também ajudam seu cérebro a funcionar de forma mais eficiente. Recomenda-se comer apenas 2 ou 3 porções de salmão por semana. Além do salmão, você também pode comer atum e sardinha. Ou, você pode tomar suplementos de ácidos graxos ômega-3 diariamente após consultar o seu médico.

Abacate

Eu particularmente não gosto, mas o abacate é rico em proteínas, minerais, e vitamina E e C. Eles também contêm potássio, fibra e gordura saudável. Estes nutrientes são úteis na regulação dos hormônios do estresse, mantendo os nervos e células cerebrais saudáveis. Consumir um abacate por dia pode reduzir significativamente os níveis de pressão arterial e os níveis de hormônio do estresse. Você também pode adicionar abacate a sua salada de frutas. Para obter os melhores resultados, consuma abacate fresco.

Chá Verde

O chá verde é carregado com poderosos antioxidantes, incluindo polifenóis, catequinas e flavonoides. Estes antioxidantes contêm um efeito calmante em seu corpo e mente, que pode ajudar a dar-lhe um humor positivo. Além disso, ele também tem um aminoácido chamado teanina que ajuda a promover o relaxamento e melhorar a atenção e foco.

Um estudo indicou que as pessoas que consumiram pelo menos 5 xícaras deste chá por dia têm melhor humor e saúde em comparação com as pessoas que consumiram menos de 1 xícara por dia.

Quando você sentir estresse, desfrute de uma xícara de chá verde imediatamente. No entanto, 5 xícaras por dia não pode ser adequado para algumas pessoas. Assim, você pode beber 2 a 3 xícaras de chá verde por dia.

Se você não é um fã de chá verde, escolha o chá preto. O efeito positivo do chá verde será melhor em pessoas que não bebem álcool e fumam.

Laranjas

Um suco de laranja geladinho nesse calor cairia muito bem. Além de refrescante, seu alto teor de vitamina C ajuda a impulsionar o seu sistema imunológico. É também um antioxidante natural que pode combater os radicais livres. Laranjas também contêm quantidades significativas de vitamina A e um monte de minerais saudáveis.

Para colher os benefícios destes nutrientes, simplesmente consuma um copo de suco de laranja por dia. Você também pode adicionar laranjas nas suas sobremesas e outros produtos assados. Além de laranjas, você também pode consumir outras frutas cítricas.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em magnésio, selênio, zinco, óleos saudáveis ​​e vitaminas B e E que oferecem benefícios para estresse. Além disso, são crocantes e assim ajudam a difundir a tensão.

Você pode comer amêndoas cruas ou torradas como um lanche saudável. Ou, você também pode adicionar amêndoas nas sobremesas e produtos assados. Além de amêndoas, você pode comer nozes para reduzir os hormônios do estresse, baixar a pressão arterial e aumentar o seu nível de energia.

Espinafre

Espinafre, que pertence aos vegetais verdes escuros, é rico em vitaminas A, B e C. Espinafre também tem uma boa quantidade de minerais essenciais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio que ajudam a reduzir os hormônios do estresse em seu corpo e estabilizar o seu humor.

Uma xícara de espinafre por dia pode dar ao seu corpo os efeitos relaxantes e calmantes. Ou, você também pode adicionar espinafre no omelete, sanduíche ou salada.

Arroz integral

Presente na maioria das dietas, o arroz integral é composto de vitaminas B, que são muito importantes para a manutenção dos tecidos, células e órgãos. Eles atuam como um estabilizador de humor natural e também auxiliam em reações bioquímicas ligadas ao funcionamento do cérebro, imunidade, glóbulos vermelhos saudáveis ​​e funcionamento cardíaco. Quando seu corpo recebe quantidades suficientes de vitaminas B, é melhor para você combater o estresse e outros transtornos de humor. Se você se sentir mal-humorado ou irritável, consuma produtos de arroz integral para ajudá-lo a se sentir melhor.

 

(Visited 50 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.