Planejamento de intercâmbio – Oficina de Curioso na Irlanda parte 2

Fala galera, tudo bem?

Você com certeza ficou se perguntando como conseguimos chegar aqui na Ilha Esmeralda, assim, do nada. PLANEJAMENTO, essa foi a principal parte dessa nossa decisão. Pesquisamos MUITO! Liamos vários relatos de pessoas que já estavam aqui, de pessoas que já estiveram por aqui e voltaram para o Brasil. Qualquer tipo de relato era válido, tanto os bons quanto os ruins.

Fizemos uma lista com as etapas que precisávamos cumprir:

  • Quando iriamos viajar e pra onde? √
  • Como iriamos? (Com qual agência)
  • Onde iríamos ficar?
  • Qual escola iríamos estudar?

Então vamos para o segundo item da lista:

Escolhendo a agência

Depois que decidimos que viríamos para Dublin, começamos a pesquisar diversas páginas no Facebook sobre o assunto. Brasileiros em Dublin, Intercâmbio em Dublin, By Irlanda, E-Dublin… entre outras. Todas elas tinham várias divulgações de agência informando o valor dos cursos, quanto tempo de curso, quais escolas ofereciam determinado tipo de curso.

Começamos a seguir também inúmeras agências. Enviar e-mail solicitando orçamento no mínimo 3 vezes por semana virou rotina. Foram inúmeras trocas de e-mail, mudança no valor do pacote por causa da cotação do Euro no dia do contato, enfim, diversas tentativas.

Até que no dia que íamos fechar com uma outra agência, surgiu a Carol, da agência 4UStudy. Na mesma hora ela nos ligou para conversarmos melhor sobre nossa viagem, com mais detalhes. Nos identificamos tão bem com a Carol e a agência que fechamos o pacote logo em seguida.

Se você quiser vir pra Dublin, vale a pena você entrar em contato com a 4UStudy, os preços são super bacanas e o atendimento é ótimo!

Agora se você decidir realizar seu intercâmbio em outro lugar, o importante é pesquisar agências. Não fique com medo de entrar em contato pedindo cotação e depois não fechar o pacote.

Escolhendo a escola

Outra decisão muito importante com relação ao intercâmbio é a escola que você irá estudar. Nessa busca é importante ver vídeos de alunos das escolas, entrar no site da escola, qualquer tipo de referência da escola também é válida.

Nessas horas os grupos no Facebook também ajudam bastante. Muitas pessoas relatam o que acham das escolas que elas estão estudando, tiram dúvidas, e outras diversas coisas.

Vale lembrar que o valor do pacote varia de acordo com a escola escolhida. Dependendo da agência existem algumas escolas que fazem promoção em algumas datas específicas.

Escolhendo acomodação

Outra grande dúvida na hora que estávamos procurando os pacotes: onde iremos ficar?

Existem diversas formas de acomodação, mas as mais comuns são:

  • Residência estudantil: é uma residência comum onde somente estudantes ficam hospedados. Podem ser estudantes da mesma escola que você ou de escolas próximas;
  • Casa de família: pra quem quer mergulhar completamente na cultura do lugar que está indo essa é a melhor opção. Uma família credenciada pela agência e/ou escola te recebe na casa deles por um determinado período.

Além dessas decisões que precisam ser tomadas da forma mais planejada possível, ainda tem a passagem aérea. Já falamos nesse post como aproveitar as suas milhas pra conseguir passagens de graça ou algum desconto. A gente ficou olhando todos os dias os sites de busca até encontrar a passagem ideal. <3

E você, tem vontade de fazer intercâmbio também? O que te impede?

Se ainda tiverem alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo que a gente te ajuda!

(Visited 142 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.