PPS: tudo que você precisa saber para tirar.

Posted on Posted in Intercâmbio

No último post falamos sobre o GNIB, que é o seu visto aqui na Irlanda. Para trabalhar legalmente no país, você também precisará do PPS.

O PPS (Personal Public Service Number) é o número de referência para o acesso aos benefícios de assistência social e serviços públicos como a carteira de motorista, necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

Antes de 2014 o PPS era um dos documentos prioritários para se tirar assim que chegasse na Irlanda. Após 2014 foram publicadas alterações na lei, e só tem direito ao PPS quem:

  • Estiver empregado no país;
  • Quiser candidatar-se a obtenção de carteira de motorista;
  • For responsável pela conta de água da sua residência.

Por não ser mais prioritário, para tirar o visto não é preciso ter o PPS.

Como solicitar o seu PPS?

Assim como no GNIB, você precisará agendar um horário utilizando o site MyWelfare. Primeiro você precisa criar um usuário nesse site. Durante o agendamento, você deverá selecionar um endereço para apresentação da documentação necessária. Você pode selecionar o endereço que fica mais perto da sua residência.

Na data selecionada, você deverá se dirigir ao endereço escolhido com todas as documentações:

  • Passaporte
  • GNIB
  • Comprovante de residência (carta da escola)
  • Carta do empregador
  • Agendamento impresso

No local, você receberá um formulário para preenchimento com suas informações básicas e já fornecidas durante o agendamento. Assim que terminar de preencher, informe e encaminhe-se ao guichê indicado no seu agendamento.

Importante: você deve se direcionar ao guichê indicado no horário marcado. Eles NÃO te chamarão e caso você se atrase eles não te atenderão fora do horário marcado.

No guichê é bem rápido, ele recebe toda a documentação que você levou, passa as informações para o sistema, faz algumas perguntas e pronto. Como a maioria dos documentos aqui na Irlanda, você deverá tirar uma foto para o seu PPS.

Terminado esse processo, o atendente te informa que o seu PPS chegará na sua residência de 7 a 10 dias úteis, então não precisa se preocupar em voltar outro dia para buscar.

O processo é bem mais simples do que você pode imaginar. Se toda a sua documentação estiver correta e se você chegar no horário marcado, em 30 minutos você terá resolvido tudo.

Se ainda ficou com alguma dúvida, pergunta ai pra gente nos comentários.

(Visited 66 times, 1 visits today)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.